segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Seymour Duncan JB jr - Parte 1



Olá pessoal, hoje venho falar sobre a experiência que venho tendo com o captador JB Jr da Seymour Duncan instalado na ponte da minha Fender Stratocaster Mexicana.
Já li muito a respeito deste captador na internet antes de instalá-lo na minha guita. A impressão geral que tirei da internet é de que não era um bom captador. Optei por ele para substituir o captador da ponte da minha strato aconselhado por um luthier aqui de Goiânia, o Pablo, da SJ guitars & bass. Confesso que foi uma boa escolha.
O que eu procurava?
Bom, a princípio, um captador humbucker em formato de single, que não fosse high gain, mas que também não fosse vintage, que tivesse um bom equilíbrio de frequências e que preservasse uma boa dinâmica.
O que eu encontrei?
Exatamente o que eu procurava. Com esse captador, as regulagens que eu efetuo no meu amplificador me permitem tirar desde um som bem grave, passando por médios bem evidentes e alcançando incríveis agudos cortantes.
Visão geral
A visão geral que tenho hoje deste captador é que é um captador bem equilibrado, porém, se o guitarrista não regular seu amp direito, este captador corre o risco de soar estridente demais. Mas não é um problema do captador e sim de uma regulagem inapropriada.
Minha guitarra tem um timbre agudo bem característico, mesmo assim, com uma regulagem apropriada, meu som não fica estridente a ponto de se tornar irritante. É tudo uma questão de regulagem do conjunto de equipamentos utilizados.
É um captador versátil e que trabalha bem dentro do que se propõe. Eu o utilizo para tocar Classic Rock, Hard Rock e tenho certeza de que seria perfeito também para Blues e Country-Rock.
A minha grande surpresa é que ele também soa bem quando “splitado”. Instalei um potenciômetro push-pull no lugar do tone do captador da ponte e, para minha surpresa, quando splitado o JB funciona bem como um single. Torna-se menos encorpado e mais cristalino.
Limitações
É óbvio que não há equipamento tão versátil que atenda a todas as necessidades. O JB-Jr, acredito eu, não será a melhor pedida para tocar estilos que utilizam captadores específicos de alto ganho – por exemplo, trash e death metal – mas mantém-se muito versátil para estilos que necessitem de captadores de saída moderada, tais como hard rock. A própria Seymour Duncan tem captadores específicos para estas aplicações.
JB x captador original da Fender Mexicana
Bom, a pergunta que geralmente surge quando alguém decide investir em algum equipamento é: quais os benefícios reais que esse equipo proporciona?
O JB-Jr me proporcionou em relação ao captador da ponte original da minha strato os seguintes benefícios:
  • Maior sustain;
  • Som mais definido com distorção (o som do captador original parecia com o miado de um gato com fome);
  • Som de humbucker (além disso, quando splitado mantenho “quase” um timbre estalado de strato, apesar de que não chega a ser realmente um timbre típico de strato);
  • Maior versatilidade (Por ser um captador que tem 4 fios condutores estou usando o JB-jr ligado em um potenciômetropush-pull.  Isto torna esse captador um 2 em 1)
É isso. Se tem uma dica que eu posso dar a quem pensa em investir em troca de captadores eu diria que antes deve-se avaliar quais as necessidades reais. Melhorar a definição, seu captador original soa embolado? aumentar o ganho? é um captador específico para seu estilo?
Após fazer esta análise não foque sua pesquisa apenas em fóruns de guitarra na internet.
Acesse os sites oficiais dos fabricantes, escute os samples e o melhor de tudo: se puder, busque orientação profissional de um luthier. Ele já deve ter instalado muitos captadores diferentes, em instrumentos diferentes, e poderá te ajudar em sua escolha. O melhor é que para te dar essas orientações geralmente eles não irão te cobrar nada.


Neste curto trecho abaixo estou usando o JB Jr. Só pra darem uma sacada.

Veja também o artigo de continuação:

4 comentários:

  1. cara como vc ligou o jb jr? pq segui este esquema da propria seymour que vem junto ao captador e nao saiu legal o som : http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?schematic=1h_2s_1v_2t_5w


    vlwws

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa brother, mas não saberei te responder isso, pois quem fez a ligação foi o luthier Pablo Smiljanic, da SJ Guitars. Obrigado por visitar o blog. Abraço.

      Excluir
  2. kra . eu tenho esse captador na minha strato . e seu review é perfeito . bate exatamente . com a minha esperiência .
    eu uso no braço um litle 59 . meio ssl-1 e ponte jb jr . usando acionamento por pushpull. me da diferentes possibilidades .
    os agudos sao realmente cortantes . e realmente é preciso muita cautela ao timbrar .
    consigo uma guitarra muito feroz em heavy metal .
    ao msm tempo consigo cleans bem agradaveis .
    e muito semelhante ao som classico de uma strato .
    quem me auxiliou nessa escolha foi meu luthier . e realmente versatilidade do jb jr é ponto forte .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado por comentar. Sugiro ver também o segundo post sobre esse captador. Depois do primeiro post fiz algumas mudanças, mas é um captador muito bom mesmo. Só mudei pois minhas necessidades mudaram. Hoje acho que esse captador para posição de ponte cai melhor numa strato com corpo de ash ou em uma Les Paul. Obrigado por visitar o blog.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão: