segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

TESTES DE EQUIPAMENTOS: A ilusão das demos de equipamentos no youtube


E aí meus caros leitores,
Tenho andado muito ocupado e sem tempo de parar para escrever por aqui.
Tem um assunto que me veio à mente nestas últimas semanas e resolvi compartilhar com vocês. Trata-se de vídeos demonstrativos e de testes de equipamentos espalhados pela internet. Principalmente pelo youtube.


A internet é hoje uma ferramenta multimídia de caráter universal e multicultural extremamente utilizada como mídia de comunicação que tem revolucionado e ainda revolucionará muito o consumo como o conhecíamos na década de 90. Nessa década eu estava começando a ouvir rock. Pra ser sincero, foi quando realmente começei a me interessar por música.
Auge de Nirvana, início da decadência do Guns. Aqui no Brasil, auge e falência da axé music (que ainha há por aqui mas não como a forte tsunami com que aconteceu nos anos 90, Graças a Deus!). Nessa época, a internet aqui em terras tupiniquins ainda era bem lenta e perante ela parecíamos índios no primeiro encontro com as caravelas. Ainda nos parecia um bicho de sete cabeças.
Hoje, quase toda criança de sete anos de idade sabe usar a internet. Pois bem, aprendemos a bater papo pela internet, acessar fóruns, baixar imagens, pesquisar, comprar, retirar documentos e por que não jogar e assistir a vídeos dos mais diversos tipos?
De toda essa sorte de possibilidades que a rede mundial de computadores nos oferece pude extrair uma conclusão válida de modo geral: a internet pode oferecer ferramentas e conteúdos produtivos ou improdutivos, de credibilidade ou não. Isto depende muito das fontes que disponibilizam os conteúdos, assim como dos recursos tecnológicos e as técnicas de produção dos conteúdos oferecidos na web.
Uma tendência que tenho observado (ativamente, por sinal) é a produção de vídeos de demonstração e testes de equipamentos de áudio e instrumentos musicais. Para restringir a minha área de análise, vou considerar apenas vídeos desse tipo que estão postados no youtube. Apesar de que, vídeos produzidos oficialmente por fabricantes para demonstrar seus produtos hoje são normalmente publicados por lá.
Sobre estes vídeos eu gostaria de fazer algumas considerações. Primeira: quando se trata de testes de equipamentos de áudio e de instrumentos musicais (ainda que sejam produzidos em forma de comparação entre dois equipamentos do mesmo fabricante ou de concorrentes de mercado) é muito difícil analisar o rendimento, a qualidade e as aplicações apenas do equipamento que se afirma estar sendo testado no vídeo. Isto ocorre pois o resultado sonoro final não depende de um equipamento isolado, mas do conjunto de aparelhos associados em cadeia.
Por exemplo, um vídeo de teste de um pedal de distorção, pode até dar pistas sobre o timbre e outras características do pedal, mas não pode dizer que fielmente aquele pedal soará daquela forma para qualquer guitarrista que o comprar. Por exemplo, se a guitarra usada no teste for uma stratocaster, dificilmente um guitarrista que use Les Paul obterá timbre idêntico usando o mesmo pedal. Stratos e Lespas tem suas próprias características sonoras, e que influenciam consideravelmente no som. Outros equipamentos que se encontram na cadeia, tais como cabos, pedais, fontes de energia, amplificadores, captadores, alto-falantes e até mesmo a câmera digital usada para gravar o vídeo podem ocasionar mudanças radicais no timbre final.
O método de gravação do áudio que acompanha o vídeo também pode influenciar muito neste processo. Gravar direto com uma webcam é diferente de usar uma boa câmera ou filmadora digital, que também é diferente de gravar em linha (usando ou não uma interface de áudio), que por sua vez é totalmente diferente de gravar o som microfonado em frente ao amplificador.
Por estas e outras, posso afirmar que os vídeos de teste de equipamentos de áudio e instrumentos musicais no youtube são uma ilusão. Mas o que fazer para poder aproveitá-los, já que estão lá postados, só aguardando os acessos?
Bom, eu aconselho que não tomem decisões APENAS baseadas em vídeos demonstrativos. Busquem informações adicionais em fóruns (se forem fóruns sérios e confiáveis, é claro), homepages oficiais de fabricantes, sites de revistas especializadas e etc…
Outra coisa, procurem saber qual o método de gravação empregado e quais os equipamentos e instrumentos que foram usados no teste. Por exemplo, o vídeo abaixo é um vídeo oficial de demonstração do pedal MXR GT-OD:

No vídeo acima o músico utiliza uma Gibson Les Paul, que é uma guitarra com som bem encorpado, o amplificador parece já estar com um drive regulado para um leve CRUNCH e o áudio deve ter sido captado em estúdio, já que trata-se de um vídeo oficial da DUNLOP/MXR.
Eu comprei recentemente este pedal e tenho uma guitarra Fender Stratocaster. As strato tem um timbre mais limpo e menos encorpado do que as Les Paul, e caracteristicamente tem um som estalado, com um leve som de “quack”.
Este pedal com minha stratocaster comporta-se como o vídeo abaixo da PEDAL TONE SHOP.

Isso serve apenas para exemplificar que o teste de um equipamento não diz tudo sobre ele. Pois na verdade, o resultado sonoro não depende apenas do equipamento que está sendo testado, mas de como ele se comporta quando ligado aos outros equipos da cadeia.
Espero que isso possa clarear a mente de alguns guitarristas curiosos e piolhos do youtube, assim como eu! he he.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão: