quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Palhetada alternada: Postura de mão direita

Quase todo guitarrista antenado sabe o que significa a técnica de palhetada alternada: tocar invertendo a direção da palhetada, uma vez para baixo outra para cima e assim por diante. Por exemplo, para tocar três notas em uma corda utilizando a palhetada alternada o guitarrista deve tocar ↓ ↑ ↓ ou ↑ ↓ ↑. Mas há alguns detalhes que na maioria das explicações passam despercebidos.


Questões que não parecem ser tão importantes, como a postura da mão direita no corpo da guitarra, a maneira como a palheta deve tocar as cordas e até mesmo os grupos rítmicos (semicolcheias, tercinas, sextinas e etc...) exercem um papel fundamental em qualquer técnica. Neste sentido, trago aos meus camaradas guitarristas algumas dicas de postura de mão direita para executar palhetada alternada.

Antes de tudo, é importante dizer que observar como outros guitarristas executam suas técnicas pode ser de crucial importância para alcançar melhores resultados. Eu costumo observar bastante outros guitarristas. E não só o que tocam, mas como tocam.

Observando a postura de vários guitarristas para executar palhetada alternada, pude tirar algumas conclusões.

1º) é importante posicionar sua mão de forma que você obtenha um controle preciso nas mudanças de corda. É fundamental que sua mão saiba exatamente o "tamanho" de movimento que deve executar para saltar de cordas;

2º) alguns guitarristas usam o punho como eixo e fazem a mão girar ao redor do punho enquanto palhetam (Malmsteen, Petrucci, Paul Gilbert). Outros mantém o punho fixo e movem o antebraço e a mão como se fossem uma barra única (Steve Lukather) e já há os que deixam o antebraço e a mão quase estáticos e utilizam o movimento dos dedos indicador e polegar para mover a palheta e saltar cordas (Eduardo Ardanuy);

3º) normalmente a mão fica posicionada sobre a ponte para conseguir uma maior precisão das palhetadas alternadas;

De qualquer forma eu não poderia vir aqui e dizer que esse é o "jeito certo" de deixar sua mão para tocar palhetada alternada. Mas posso colocar como dicas fotos e explicações de como mantenho minha mão direita posicionada. A foto abaixo mostra como eu posicionava minha mão antes de dar atenção para as posturas que nossas mãos assumem quando estão tocando.


Desta forma minha mão fica "solta" sobre as cordas na região do captador do meio e não me possibilitava precisão ao palhetar. As fotos abaixo mostram como eu posiciono minha mão atualmente:






Observem que minha mão está posicionada sobre a ponte. O dedo 4 da mão direita acostumei a deixar embaixo do knob de volume, o que me possibilita usar o botão de volume para criar efeitos de volume e também me  dá uma certa segurança para não esbarrar nele e abaixar o volume derrepente.

São apenas conselhos. Espero que sirva de ajuda para alguém.

2 comentários:

  1. mtoo bom tinha essa duvida a mtoo tempo.
    Vlw ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente em ajudar. Lembrando que é um processo adaptativo, então durante o desenvolvimento técnico podemos mudar de opinião várias vezes até achar o nosso próprio jeito de posicionar a mão direita para cada técnica. Abraço.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão: