terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Guitarra base: dicas de como aprimorar seus riffs com o guitarrista Joe Moghrabi

Bom pessoal, essa postagem dispensa muitos comentários. Desde quando toquei os primeiros acordes da música Polly, do Nirvana, há mais de 10 anos, percebia que power chords ao mesmo tempo que são legais no rock, circulam numa linha tênue entre uma particularidade do estilo e o comodismo.



Para os guitarristas iniciantes, que ainda não sabem o que são os power chords, seria basicamente acordes que contém apenas as notas Tônica, Quinta-justa e oitava - T - 5 - 8. Enquanto os acordes maiores e menores são caracterizados por conterem intervalo de Terça maior e menor, respectivamente, power chords simplesmente eliminam estes intervalos.

Assim, seu som acaba sendo mais pesado e encorpado e por isso se tornaram uma característica muito forte e peculiar, presente em grande parte dos estilos de Rock, talvez até em sua totalidade. Chuck Berry, com sua guitarrinha estridente e dançante nos anos 50 já utilizava power-chords nos seus riffs, não da forma que são utilizados hoje, mas já usava.

Hoje em dia não é difícil imaginar nomes de referência para o uso desses acordes. Ainda cabe lembrar que alguns estilos em particular praticamente foram marcados pelo uso desses acordes, com grandes cargas de distorção. Se com Metallica e Pantera já era assim, hoje não faltam exemplos como System of a Down, Slipknot entre outras bandas em que o uso de power chords é fundamental.

No entanto, há uma característica comum em qualquer estilo de Rock N' Roll, em quase qualquer banda ou grande clássico de Rock já imortalizado: acompanhando os power-chords sempre tem arranjos bem expressivos, quer fosse em acordes de sétima, em escalas pentatônicas, menores harmônicas, dom dim ou entre tantas outras possibilidades. Uma ressalva para o estilo punk rock, em que geralmente os power-chords comem soltos à vontade, e muitas vezes sem nada de arranjo pra dar o ar da graça. Mas aí entra uma questão "filosófica" e de movimento social em jogo (a do Do it yourself), que eu sugiro quem tiver curiosidade procurem no Google, pois deve estar repleto de informações a respeito.

Por isso, achei interessante dedicar este espaço para esta grande lição do grande guitarrista Joe Moghrabi, em que o foco é: como incrementar seus power chords para criar riffs mais interessantes.

Então, sem mais delongas, segue abaixo o vídeo. Sugiro que prestem muita atenção, pois são apenas 8 minutos de filmagem e uma aquisição de conhecimento pra vida toda. Um abraço. Qualquer dúvida, deixe seu comentário e ficarei feliz em ajudar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão: