quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Acordes interessantes: power chords com baixo na 4ª abaixo e acordes sus2


Há alguns acordes que tem uma sonoridade especial em alguns estilos de rock. Por exemplo, os acordes SUS (com a 4ª e terça suspensa), muito usados no rock clássico, power chords, acordes com 9ª, etc…


Enfim, cada estilo de rock tem acordes peculiares. Hoje quero falar sobre acordes que gosto muito de usar para músicas mais contemporâneas, com distorções mais modernas e acordes mais densos. Para quem procura acordes agressivos e acordes "modernos", essa dica será muito interessante.


A foto abaixo mostra uma posição de mão que pode ser usada de duas formas.

1ª) Tocando as cordas G, D, A e E o acorde gerado é um power chord de Bb5/F (power chord de Si bemol com baixo em Fá). A nota Fá está uma quarta-justa abaixo de Bb. Este acorde é um power-chord com peso extra e é muito utilizado em músicas pós 90;

2ª) tocando as cordas E, B, G, D, A o acorde gerado é um Bbsus2 (Si bemol com 2ª suspensa) e também é um acorde muito utilizado de forma contemporânea e que tem uma sonoridade ao mesmo tempo pesada, mas bastante sofisticada. O acorde suspenso é caracterizado pela substituição da 3ª por outra tensão do acorde. Neste caso, a 3ª é substituida pela 2ª, por isso é chamado sus2.









A foto abaixo mostra uma situação similar:



Na foto acima, tocando as cordas B, G, D, A o acorde será o F5/C, ou seja, um power-chord de Fá com baixo na 4ª Justa abaixo (Dó), portanto, com peso extra, se é do que você precisa. Já quando se toca as cordas E, B, G, D e A o acorde será o Fsus2.

Nas duas fotos acima temos exemplos de como uma mesma posição de mão pode oferecer duas sonoridades de acordes diferentes.

Veja também a transcrição da música Isolation, da banda Alter Bridge e veja exemplos dos tipos de acordes citados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão: