sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Enarmonia: entenda melhor os conceitos.



Tenho notado que alguns alunos de violão ficam muito atrapalhados quando vão aprender acordes e notas com os sinais de # e b (sustenido e bemol).


Alguns até pensam que estou errado quando digo que existem 12 notas musicais (no caso de instrumentos musicais temperados como o piano e o violão*).

Num primeiro momento eles entendem que nós temos as chamadas notas naturais C - D - E - F - G - A e B (7 notas), e além disso ainda temos as notas com notação em sustenido C# - D# - F# - G# e A # (+ 5 notas) e as notadas com bemol: Db - Eb - Gb - Ab e Bb (outras 5 notas). Por este raciocínio teríamos ao todo 17 notas. No entanto, o sistema musical só contempla 12 notas.

Conceito de enarmonia

No sistema musical temos 7 notas naturais: C - D - E - F - G - A e B. Entre cada duas dessas notas, com exceção do B/C (do Si para o Dó) e do E/F (do Mi para o Fá) temos outra nota que chamamos de acidente. Ao todo existem 5 notas que são notadas com acidentes.

Os acidentes podem aparecer na forma de sustenidos ou bemóis**. O sustenido é notado pelo famoso símbolo do jogo da velha #. O bemol é notado por um símbolo semelhante à letra b em itálico: b.

Se aumentarmos uma nota natural em 1 semitom teremos um acidente que será notado com o nome da nota natural seguido do símbolo #. Por exemplo C + 1 semitom = C# (Dó sustenido). Se diminuirmos uma nota natural em 1 semitom, obteremos também um acidente, só que será notado em bemol. Ex.: D - 1 semitom = Db (Ré bemol).

Entre as notas naturais citadas no exemplo acima (C e D) há a ocorrência de dois acidentes musicais para dar nome a apenas 1 som. Ou seja, as notas C# e Db tem dois nomes possíveis, mas tem o mesmo som, com a mesma frequência sonora. Este fenômeno é chamado de Enarmonia.

Como identificar os acidentes

Os acidentes podem ser identificados nas formas ascendente e descendente. Em ambas as formas as notas naturais permanecem inalteradas. A forma ascendente é quando estamos subindo o tom. Cada nota natural, com exceção do E e do B recebem um # para formar os acidentes. Veja o exemplo abaixo:

| C   C#  D   D#  E  F   F#  G   G#  A   A#   B ... | repete a sequência outras oitavas acima.

Na forma descendente, vamos acrescentar o sinal b a cada nota natural, com exceção do C e do F para formar os acidentes:

| C     Bb   A   Ab    Gb   F  E   E  D   Db   C ... | repete a sequência daqui em diante.
Colocando as duas sequências numa mesma direção dá para se ter a noção clara das notas enarmônicas:

| C   C#  D   D#  E  F   F#  G   G#  A   A#   B |
| C   Db  D   Eb  E  F   Gb  G   Ab  A   Bb   B |

Simplificando

Notas enarmônicas:
| C# = Db |
| D# = Eb |
| F# = Gb |
| G# = Ab |
| A# = Bb |

Espero que sirva para tirar as dúvidas sobre enarmonia. Qualquer dúvida, deixe sua mensagem nos comentários.

* instrumentos temperados são aqueles que tem as notas pré-definidas em algum "espaço", digamos assim. O violão possui as casas para definir o espaço de cada nota e o piano possui as teclas, algumas brancas outras pretas. O violino não possui trastes ou casas para fazer a separação entre as notas.

** há também um sinal chamado de bequadro que não considero essencial para explicar o conceito de enarmonia, contudo pode aparecer em notações próprias de partitura. Cabe ressaltar que de acordo com a teoria do Ciclo das Quintas, as notas em bemol e sustenido não são exatamente a mesma coisa, sendo que sustenidos aparecem no ciclo das quintas e bemóis no ciclo das quartas. Esta abordagem é imprescindível para a notação das tonalidades nas partituras, onde a quantidade de acidentes (seja em # ou b) notada logo após a clave fazem a indicação da tonalidade. Mas, como a abordagem desta postagem tem um caráter prático tanto faz se a nota é um C# ou um Db, pois é exatamente a nota situada entre um C e um D, ou seja, em termos de altura, a nota é exatamente a mesma.

O bequadro: 

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