segunda-feira, 2 de julho de 2012

Encontre rapidamente a sétima dos acordes.


Encontrar certos intervalos pode parecer uma tarefa espinhosa, principalmente para quem não tem conhecimento nenhum de Teoria Musical. Pensando nisto, resolvi escrever de forma rápida e sucinta sobre como encontrar as sétimas dos acordes. Isto também se aplica às linhas melódicas.

Há toda uma teoria por trás dos intervalos, mas vou fazer apenas uma breve explicação. Os intervalos podem ser definidos pela relação sonora entre duas notas musicais, sendo uma delas a tônica (nota fundamental, ou nota de referência para um acorde ou melodia). São contados pela quantidade de tons e semitons entre duas notas. Assim, por exemplo, entre um Dó e um Mi, que distam por dois tons inteiros, temos um intervalo de Terça Maior.

Adote esses passos para encontrar a 7ª:

a) Primeiramente defina uma tônica. Exemplo: nota sol;
b) Defina se precisa da Sétima maior ou menor;
c) Para encontrar a Sétima Menor, desça 1 tom (ou 2 notas a partir da tônica). Exemplo:  SOL (tônica) - 2 notas abaixo = FÁ
d) Para encontrar a Sétima Maior, desça 1 semitom (ou 1 nota a partir da tônica). Exemplo:  SOL (tônica) - 1 notas abaixo = FÁ Sustenido (F#)

Pronto. Você tem agora que a 7ª Menor de Sol, que é Fá e você deve tocá-la uma oitava acima. E a 7ª Maior de Sol é Fá# e deve ser tocada também uma oitava acima.
OBS.: quando dizemos acima significa que vamos aumentar a altura das notas, partindo da tônica para uma nota mais aguda. Se dizemos abaixo, partimos da tônica para uma nota mais grave.

Aplicação no acorde:

O acorde de Sol Maior é formado pelas notas Sol, Si e Ré.

a) para tocar o acorde de G7 (Sol com Sétima Menor)= acrescente a nota Fá que deve ser tocada, preferencialmente, em uma região mais aguda que a tônica (nota Sol no baixo do acorde);
b) para tocar o  G7M (Sol com Sétima Maior)= acrescente a nota Fá#, que deve ser tocada preferencialmente em uma região mais aguda que a tônica (nota Sol no baixo do acorde);

Qualquer dúvida comente e eu responderei o mais breve possível.

Boa sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão: