Pessoal, segue abaixo modelo da progressão de um blues de 12 compassos em E maior.
E7 | E7 | E7 | E7| A7 | A7 | E7 | E 7 | B7| A7| E7 | B7|
Variação com progressão cromática no turn around (último compasso):
E7 | E7 | E7 | E7| A7 | A7 | E7 | E 7 | B7| A7| E7 | A7, A#7, B7|
Variação com progressão cromática no turn around (último compasso) e acorde alterado*:
E7 | E7 | E7 | E7| A7 | A7 | E7 | E 7 | B7(alt)| A7| E7 | A7, A#7, B7|
Variação com progressão cromática no turn around (último compasso) e acordes V7/9:
E7 | E7 | E7 | E7| A7 | A7 | E7 | E 7 | B7(9) Bb7(9)| A7(9)| E7 | A7, A#7, B7|
Espero que essas dicas de progressão lhe ajudem a compreender melhor como funciona a progressão de blues.
* Acorde Alt: é um acorde que contem os seguintes intervalos: fundamental (tônica), terça-maior, sétima-menor e b10 (décima menor). A décima menor figura como a Terça-Menor tocada uma oitava acima. Então, poderíamos dizer que o acorde Alterado seria um acorde maior com sétima (dominante) com a Terça-Menor.
CORREÇÃO: na verdade, do ponto de vista teórico no lugar da décima menor a nota correta seria uma nona aumentada (#9). Sendo a nona maior de E um F#, a nota G ocorre nesta formação de acorde como uma nona aumentada.
Este acorde pode ser nitidamente ouvido na música Mary Had a Little Lamb, de Stevie Ray Vaughan. É um acorde de um som bem “áspero”, diferente do V7(9) que possui um som mais “suave”.
Seguem abaixo a tablatura e partitura da música Mary Had a Little Lamb, de Stevie Ray :Vaughan
Stevie Ray Vaughan – Mary Had a Little Lamb
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amigo, do ponto de vista teórico, não seria uma nona aumentada, em vez de uma décima menor? evidentemente que o som é idêntico, mas a relação teórica muda. um acorde com décima menor e terça maior teria duas notas iguais, com acidentes distintos (no C alt, por exemplo, teríamos o E e o Eb). Isso, inclusive, causaria uma ambiguidade na cifragem, já que alguém poderia considerá-lo um Cm7/10 (bizarro, eu sei). Já se considerarmos uma nona aumentada, teríamos, no mesmo exemplo, o D# e o E, o que faz muito mais sentido, do ponto de vista teórico, e retira qualquer ambiguidade na cifragem. de toda forma, muito bom artigo. um abraço.
ResponderExcluirSim amigo, do ponto de vista teórico faz todo sentido sim, inclusive já tinha entrado nesta mesma discussão em outro momento e espaço. Essa cifragem com 10ª infelizmente é um dos vícios que eu acabei trazendo comigo, porque na época em que aprendi a tocar eu pegava muitas cifragens na internet. Na verdade eu precisava ter corrigido esta informação no post, mas o tempo anda curto. Obrigado por comentar, volte sempre.
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