domingo, 24 de novembro de 2013

Roller nut: instalar ou não?


Há algum tempo atrás tive um roller nut instalado na minha guitarra. Esse acessório já é bem conhecido entre os guitarristas. Um dos nomes lembrados quando se fala nele é o do Jeff Beck, que ajudou a torná-lo um acessório mais popular. Mas é certo que apesar de não ser uma inovação ainda fica um certo receio antes de definitivamente se tomar a decisão de instalar um desses no braço da guitarra.


Instalar um roller nut não é tão simples quanto possa parecer. Demanda um trabalho de luthier no braço da guitarra para adequar a cavidade ao tamanho da peça a ser instalada. E atenção, é uma tarefa de lutheria praticamente irreversível. Tá certo, um luthier pode depois tentar de alguma forma desfazer a operação de cortar a escala, mas seria dispendioso e esteticamente falando não ficaria muito bonito. Levando isso em consideração, seguem abaixo alguns pontos que devem ser analisados antes da tomada de decisão entre um roller nut ou um nut de outro tipo.

A estética

Este acessório pode ser encontrado nas cores prata, dourado, preto e ainda deve haver outras cores disponíveis. Ou seja, dá para agradar diversos gostos. Mas uma coisa não deve ser esquecida: instalar um roller nut vai mudar o visual da sua guitarra, ainda que de leve. Esse é um dos pontos que na minha opinião é o menos relevante. No entanto tem guitarrista muito ligado na estética de seu instrumento, e não custa mencionar este ponto.

A modificação

Também deve ser levada em conta a necessidade de modificar a escala da guitarra para a instalação do acessório, como já dito anteriormente. E esta "cirurgia" é praticamente irreversível.

O timbre

Acredito que uma das maiores questões seja como fica o timbre após a instalação desse acessório. Quando tive um roller nut instalado no braço da minha strato, notei uma leve metalizada no timbre. Isso pode não representar um mal em si. Mas por exemplo, como eu estava tocando um estilo pesado de Rock na época, não era lá muito legal. Pra terem uma ideia, o timbre fica mesmo muito parecido com o som que o Jeff Beck tira. O Jeff que é uma referência no uso de roller nut.

A funcionalidade

Um ponto importante também a se tocar é quanto à funcionalidade. Qual o objetivo de um guitarrista ao instalar um roller nut?

A principal vantagem de instalar essa peça no braço da sua guitarra consiste em eliminar o ponto de atrito na região do nut. Isso evita perda de afinação por conta da corda prender nos sulcos do nut após a execução de um bend ou alavancada.

Neste ponto, devo dizer que o roller nut agia eficientemente. E olha que a ponte da minha guitarra é um tremolo vintage de 6 parafusos. Mesmo assim os problemas de desafinação após alavancadas demoravam a aparecer. Eu podia tocar até umas 3 músicas numa boa sem problemas de desafinação. E quanto à bends praticamente não desafinava nada, mesmo após semanas tocando.

Por outro lado, não adianta nada ter um roller nut instalado e usar um string tree (abaixador de corda) daqueles com a chapinha dobrada para baixo. Aquilo lá prende a corda após um bend e é um dos grandes causadores de desafinação.

O ideal aliás, seria utilizar um roller nut em combinação com tarraxas com travas estagiadas (staggered).

Bom, espero que esse post ajude a tirar um pouco das dúvidas para você que está pensando em instalar ou não este acessório.

Qualquer dúvida, basta deixar uma pergunta nos comentários.

4 comentários:

  1. Comprei um roller nut, mas não original da fender, como na foto, e sim um mais barato. O problema do roller nut é que ele não é angulado, o que complica MUITO, já que o braço é angulado. Foi bem trabalhoso colocar, tive de talhar o braço da minha strato e depois ir ligando com uma lima. Mas ainda falta parafusar e testar o timbre. O problema será resolver essa algulação, já que as cordas E ficarão bem mais altas. Bom tópico, abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, blzinha? estou meio afastado do blog ultimamente, o tempo anda muito curto. Eu não aconselharia jamais instalar um roller nut que não fosse o original Fender em uma strato com braço angulado nos padrões Fender. Há stratos de outras marcas que eventualmente vão ter a escala com um raio mais plano, aí esses roller nuts alternativos poderiam vir bem à calhar. Não sei se resolveu, mas acho que isso seria um caso para ser analisado por um luthier experiente. Abraços!

      Excluir
  2. Obrigado pelos esclarecimentos. Foram bastante úteis.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão: