sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Sistema CAGED parte 1: acordes

O sistema CAGED é um método de estudo de acordes (mas não apenas de acordes) no braço da guitarra que permite ao músico dominá-los em todas as regiões do braço do instrumento.
Este conceito está longe de ser algo revolucionário, e muito menos novo. Já foi apresentado na vídeo aula intitulada Sistema 5, do mestre Mozart Mello. No entanto, sempre será útil, pois é uma forma de pensar em acordes através de padrões, ou os chamados "formatos", o que facilita tanto a visualização de acordes por todo o braço da guitarra quanto estimula o guitarrista a buscar sonoridades novas para suas harmonias mesmo usando os mesmos acordes ou progressões.

Normalmente, quando se está aprendendo a tocar guitarra, os primeiros acordes a se aprender, ou são aqueles nas primeiras casas, que utilizam cordas soltas, ou os acordes de pestana mais usados (como F, Fm, B, Bm etc...) Porém, acordes podem ser feitos em todas as regiões do braço da guitarra, proporcionando diversas sonoridades que se adequam em maior ou menor grau em cada estilo musical.

É importantíssimo que um bom guitarrista conheça no mínimo esse sistema, e busque entendê-lo e assimilá-lo, pois além de contribuir para as harmonias, ainda pode ajudar o músico na hora de surgirem idéias melódicas.

Porque CAGED?

Essa sigla significa Dó, Lá, Sol, Mi e Ré, e indica os acordes abertos que servem de referência para a formação dos demais acordes no braço da guitarra.

Por exemplo, veja abaixo os acordes naturais formados a partir do formato de Dó:




Agora, observe os mesmos acordes, a partir do formato de Lá:


Conforme se pode observar nas duas figuras acima, os mesmos acordes podem ser tocados em dois formatos diferentes (formatos de Dó e Lá). Continuando no mesmo sistema, temos mais 3 formatos de referência:


Na figura abaixo, segue um exemplo de como podemos obter o acorde de Lá maior a partir dos três formatos acima, G, E e D:


A figura abaixo mostra o acorde de Dó maior em todos os formatos:

























Mas esse sistema funciona só para os acordes maiores?

Não, e é justamente nesse ponto que reside a grande funcionalidade do sistema CAGED. Tanto para acordes maiores, quanto para acordes menores e também esses acordes com sétima, temos a possibilidade de utilizar esse sistema.

Bom, é isso. Espero que tenha ficado claro. Qualquer dúvida, basta deixar um comentário.

5 comentários:

  1. Muito bom! Li e escutei algumas explicações sobre o método, e a sua foi a melhor para mim, obrigado! Agora que entendi o conceito, vou procurar os exercícios iniciais e depois imagino que seja aprender a executar os acordes em sétima e outros. Obrigado novamente!

    ResponderExcluir
  2. Valeu! fico feliz que tenha gostado. O objetivo do meu blog é exatamente ajudar quem queira se aperfeiçoar na guitarra de uma maneira autodidata, mas nem por isso precisa deixar as lacunas abertas, não é mesmo. É exatamente isso, esse sistema vale para os outros acordes, com sétima e também com outras tensões. Vale dizer que acordes em acordes que utilizam cordas soltas esse sistema só tem validade se a pestana for feita na casa correta. Um abraço. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Rafa só uma pergunta com o formato de DÓ e LÁ eu consigo fazer todos os acordes maiores... mais com o formato de SOL ,MI e RÉ eu também consigo?
    Fico grato se puder me ajudar.
    Teu blog é demais

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão: