quinta-feira, 27 de setembro de 2012

TABELA DE INTERVALOS

As notas musicais mantém relações entre si, expressas pela quantidade de semitons entre duas notas. Essa quantidade de tons e semitons entre duas notas é chamada na Teoria Musical de intervalos melódicos.



As harmonias (acordes) acordes e as melodias (frases melódicas) são compostas por intervalos melódicos. Os acordes maiores, por exemplo, são formados pelos intervalos Tônica + terça-maior + quinta-justa (T, 3, 5) e os acordes menores pelos intervalos Tônica + terça-menor + quinta-justa (T, 3b, 5).

Existem algumas melodias formadas pelos mesmos intervalos de alguns acordes. A estas melodias damos o nome de arpejos. Outras melodias não seguem exatamente padrões de acordes e são chamadas de frases. As frases que utilizam passagens de 3 ou mais notas separadas apenas por semitons são chamadas frases cromáticas, ou cromatismos.

Aplicação prática de intervalos

Harmonicamente:

a) em acordes: pense num acorde de Dó maior. Esse acorde tem as notas C, E e G. Se adicionarmos a este acorde a nota D, o acorde continua funcionando como um acorde de Dó maior, porém tem uma nota a mais, que modificará um pouco seu som puro de acorde maior. Essa nota (ou tensão) mantém uma relação com a tônica, que no caso é C.

A nota D é segunda-maior de Dó. Mas se esta mesma nota for tocada acima de uma oitava da tônica, ou seja, acima de 12 semitons, ela passa a ser chamada de Nona. Então, o acorde de C (Dó maior) adicionado da nota D é o acorde de C9.

Quando você pegar uma música cifrada para tocar e lá estiver o acorde C9 (Dó maior com nona), significa que você deve tocar as notas C, E, G e D.

b) em double-stops: double-stops é quando duas notas são tocadas juntas. Pense por exemplo em tocar as notas C e E juntas: você estará tocando um intervalo de terça-maior. Se quiser um intervalo que pareça sonoramente mais pesado, pode escolher tocar junto as notas C e F (quarta-justa) ou C e G (quinta-justa). Se quiser uma sonoridade de escala diminuta tocando apenas duas notas, pode tocar um trítono ou quinta-diminuta, juntando as notas C e F#.

Desta forma, você pode simular tríades (acordes de 3 notas) tocando double-stops. Isso pode te ajudar com mudanças rápidas entre vários acordes.

Melodicamente

Conheçendo bem os intervalos fica mais fácil harmonizar uma frase melódica junto com outro músico. Além disso, fica mais fácil escolher as notas para criar um tema melódico e para improvisar. Segue abaixo a tabela de intervalos.

TABELA DE INTERVALOS MELÓDICOS
TÔNICAPRÓXIMA NOTAQUANT. SEMITONSQUANT. TONSNOME INTERVALONOME ALTERNATIVO








C
C00Uníssono
-
C# ou Db1½Segunda menor
-
C21Segunda maior
-
D# ou Eb3Terça-menor
-
E42Terça-maior
-
F5Quarta Justa
-
F# ou Gb63Quinta-diminuta
Quarta-aumentada ou trítono
G7Quinta Justa
-
G# ou Ab84Sexta-menor
Quinta-aumentada
A9Sexta-maiorSétima-diminuta
A# ou Bb105Sétima-menor
-
B11Sétima-maior
-
C126Oitava
-
A partir da nota abaixo os intervalos são maiores que uma oitava (+ de 12 semitons)







C
C# ou Db13Nona menor
-
D147Nona maior
-
D# ou Eb15Nona aumentada
-
E16811ª diminuta
-
F1711ª justa
-
F# ou Gb18911ª aumentada (11+)
-
G19Quinta Justa
-
G# ou Ab201013ª menor (13b)
-
A2110½13ª maior
Sétima-diminuta
A# ou Bb2211Sétima-menor
-
B2311½Sétima maior
-
C24122ª Oitava ou (16ª)
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão: