quarta-feira, 11 de abril de 2012

TUTORIAL: CONFIGURANDO O NUENDO PARA GRAVAR COM A INTERFACE ART USB DUALPRE



Comprei recentemente uma interface ART USB DualPre para gravar guitarra no meu “home studio”, he he. Pra chegar a ser um home studio ainda vai um tempo e muito investimento, mas vamos lá. Estou usando esta unidade juntamente com o Nuendo para gravar minhas tracks de guitarra.

Gosto de usar o Nuendo tanto pela interface visual dessa plataforma, quanto pela quantidade de plug-ins que aceita. Só para exemplificar: costumo utilizar no Nuendo o Guitar RIG 4 para timbrar a guitarra. Já utilizei também vários plug-ins da Waves como equalizadores e compressores, com um resultado bem satisfatório. Além disso, já experimentei uma grande gama de plug-ins e VSTs que se mostraram bem proveitosos:

  • Guitar RIG 3 e 4;
  • Native Kontakt com os VSTs de baixo da Scarbee e alguns pianos virtuais;
  • EzDrummer (VST de bateria - apesar de que não achei muito legal não);
  • Addictive Drums (VST de bateria);
  • Celemony Melodyne plugin (para correção da afinação);
  • Além de alguns plug-ins da WAVES para equalização e compressão.

Já a interface ART USB Dual-Pre comprei recentemente por realizar pesquisa em fóruns na net, consulta ao site do fabricante e opinião de amigos. Infelizmente, ainda não atingiu exatamente meu objetivo, pois eu queria mesmo era a ART USB Dual Tube Pre, pois além de ter mais ferramentas, por exemplo limiter, ainda conta com uma válvula 12AX7.

Vamos ao tutorial (considerando o Windows XP como sistema operacional):

Antes de tudo, você deve instalar o driver ASIO4ALL que serve de forma genérica para identificar interfaces de áudio e outros dispositivos.

 Baixe o driver ASIO4ALL diretamente da página www.asio4all.com:



Uma vez que o driver ASIO já tenha sido instalado no seu PC, conecte o computador e a ART Dual Pre através do cabo USB. Conecte também sua guitarra através de um cabo P10 em uma das entradas Combo XLR/P10 da interface. 







Se quiser monitorar sua guitarra, pode ligar um Fone de ouvido na saída HEADPHONE MONITOR da interface ART USB.



Ou pode também ligar um cabo P10 conectando o seu amplificador em uma das saídas de monitor (L ou R), também disponíveis na interface ART (a vantagem neste caso é que você pode usar a distorção do amp e ter o sinal limpo gravado):




Configurando os dispositivos de som do Windows


Depois, verifique no Painel de Controle do Windows, no menu Som e dispositivos de áudio a guia Áudio. Certifique-se de selecionar na caixa de texto "Gravação de som" a opção USB Audio CODEC; Na caixa "Reprodução de som" deixe marcado a sua placa de som onboard ou outra placa de som.


Agora repita esta operação na guia de voz:

Tutorial do Nuendo: preparando o projeto para a gravação e configurando o Nuendo para reconhecer a sua interface como fonte do sinal.

Primeiramente, vamos abrir o Nuendo, abrir um novo projeto e inserir as trilhas de áudio para gravar sua guitarra. Passo a passo:

1. Clique em File/ New Project:



2. Na janela que se abrirá, clique em OK:


3. Na próxima caixa "Select directory", selecione a pasta onde salvará seu projeto. Você pode selecionar uma pasta já existente ou criar uma nova pasta clicando no botão "Create". Eu dei o nome de PROJETO para a pasta onde as faixas que eu gravar ficarão armazenadas, só pra exemplificar:


4. Agora selecione a pasta que você criou:


5. Agora adicione uma trilha para gravar seu áudio. Clique na área cinza com o botão direito do mouse e depois clique em Add Audio Track:


6. O próximo passo a ser feito é deixar a sua trilha pronta para gravar. Clique no botão Record Enable. O botão Record Enable não inicia a gravação, ele apenas deixa sua faixa preparada para gravar. Na hora que você realmente for gravar, precisará clicar no botão REC, na barra superior do NUENDO:


7. Clique no menu "Devices" e depois aperte a tecla F4 ou clique em VST Connections:


8. Quando abrir a caixa VST Connections, clique na guia "Inputs" e depois na subguia "Audio Device" e marque a opção ASIO Multimedia Driver - ASIO Master:


9. Ainda na caixa VST connections, na guia Inputs, clique conforme indica a seta verde em Device Port. Note que está selecionada a placa de som onboard Realtek HD. Você deve mudar esta opção para USB Audio CODEC:


10. Você deve deixar as configurações do device VST Connection Inputs do jeito que está selecionado abaixo. Lembre-se de que sempre que fechar o Nuendo e for reabrí-lo ou quando for reconectar a ART USB, precisará configurar tudo novamente. Você pode também clicar no botão de + ao lado de Presets e salvar esta configuração para facilitar sua vida nas próximas sessões de gravação.


11. Note na área circulada em vermelho: a barra de SETUP do Nuendo está indicando que não há sinal entrando no software:


12. Nesta outra imagem é possível observar que o software já está reconhecendo o sinal da guitarra. Neste momento você já conseguirá gravar sua faixa de guitarra. Você deve clicar no botão REC indicado pela seta amarela e então começar sua gravação.




Pronto. Agora, se você fez o passo-a-passo todo certo, teoricamente o sinal da sua guitarra deve estar passando pela sua interface ART USB Dual Pre e sendo reconhecido pelo Nuendo. Se não funcionar, pode ser o driver ASIO que não foi instalado corretamente. Neste caso desinstale e instale-o novamente. Você também pode ter se esquecido de configurar no Painel de Controle do Windows o mixer de gravação no modo USB Audio CODEC.


Qualquer dúvida, deixe um comentário. Boa sorte.

10 comentários:

  1. MANO TU SABE COMO GRAVA VOZ NESSA PLACA ?
    EU TOU TENTANDO FAZER O NUENDO RECONHECER A PLACA MAIS NÂO TOU CONSEGUINDO JA FIZ TUDO Q VC MANDOU MAIS NA HORA DE SELECIONAR O DIVERSES A PLACA NÂO APARECE

    ResponderExcluir
  2. Fala brother. Para gravar voz segue se o mesmo procedimento que para gravar guitarra, pois as entradas dessa placa são entradas combo, que oferecem a possibilidade de conectar tanto um cabo P10 quanto um cabo XLR. Se o microfone que você estiver tentando utilizar for do tipo condensador alimentado via Phantom Power, precisa ligar a chave PHANTOM na parte traseira da interface. Não entendi o que você quis dizer com essa palavra "Diverses", seria um aparelho, um plugin, o que seria? Talvez você tenha tido a intenção de dizer DEVICES não? Assim, no espaço de comentários fica difícil te ajudar, pois pode ser um problema muito específico, se a dúdida ainda persistir me mande um e-mail no rcorts@gmail.com que eu vejo o que posso fazer pra te ajudar. Obrigado por comentar.

    ResponderExcluir
  3. MAAAAAAANO tu salvou a minha vida cara! Muito bom o tutorial é exatamente isso que eu queria usar a Usb Dual Pre no Nuendo! Valeu!

    A única coisa que não tá faltando é explicar que tem que ir nas configurações do ASIO4All e marcar o USB Audio Codec.

    Mano, VALEU MESMO! Felicidades pra você e pra sua família!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, o objetivo é esse mesmo. Volte sempre ao blog. Obrigado pela visita.

      Excluir
  4. Fala irmao, maneiro o blog, ta de parabens!!!!
    Fiz o passo a passo, mas qnd crio o projeto e a pista, no in e no out nao aparecem o USB CODEC, fica aparecendo left e right, e o equalizador nao se mexe conforme toco o instrumento, fica com um sinal fraco, tremendo, alguma ideia do q possa ser??? Valeu abraçosss

    ResponderExcluir
  5. E aí, tudo tranquilo? você fez os passos de 7 a 10? tem um tempo já que eu não uso o Nuendo, mas pode ser algum dos seguintes motivos da falta do sinal, caberá uma investigação sua:

    1. mau contato do cabo USB (desconecte e reconecte para tentar o sinal);
    2. falta fazer as configurações de áudio no painel de controle do Windows;
    3. o botão de volume do canal da sua interface pode estar na posição 0 (sem sinal);
    4. o ASIO4all está instalado e configurado? veja o comentário do Rodrigo Santos. Precisa abrir o software de configuração do ASIO, desligar a placa onboard do PC e ligar a opção USB AUDIO CODEC.
    5. no Nuendo, talvez não esteja reconhecendo o ASIO4all como o driver de audio. Não me lembro com certeza, mas acho que era no menu Device e em seguida em device setup, onde você precisa mexer para informar ao Nuendo que é para reconhecer o ASIO4all como driver de audio.

    Boa sorte aí Dolpho. Depois deixa um depoimento aqui contando como resolveu o problema do sinal.

    Obrigado por visitar o blog.

    ResponderExcluir
  6. Po entao, fiz todos os passos, mas continua, naquela parte tipo da passo 6 no in e out continua nao aparecendo a placa, aparece left e right, esqueci de falar q minha onterface é diferente, é uma maudio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, o problema pode estar justamente no fato de ser outra interface. Se eu não estou enganado a MAudio tem driver proprietário. O problema pode ser exatamente de você tentar usá-la com o ASIO4all. Vou mandar um email pra um amigo que usa uma Fast Track com o CUBASE (equivalente ao Nuendo) pra ver se ele me dá uma dica. Mas tenta aí, se isso resolver avisa a gente aqui. Veja se não veio um CD do driver junto com sua placa e se tiver vindo sugiro que o instale e desative o ASIO4all. Abraço.

      Excluir
  7. Caramba agora eu nao sei, meu pai ganhou essa interface usada e me deu, mas entao, instalei o audacity e ela funciona perfeitamente com ele rsrs, se nao tiver jeito vou usar o audacity msm, eu prefiro o nuendo, ate pq eu ja sabia mexer nele... Se tiver mais dicas serao bem vindas, abracao e obrigado pela atencao irmao!!

    ResponderExcluir
  8. O meu audio activity parou de funcionar do nada, aí quando vou exportar a música, fica mudo, sabe como eu faço pra voltar a funcionar ?

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão: