Conte-nos sua opinião!

Deixe seu depoimento de como está sendo sua experiência no blog. O objetivo principal do blog Guitarra em Foco é oferecer conteúdo de qualidade e de relevância para os leitores aficionados pelo mundo das seis cordas.

Para facilitar esta tarefa, sua ajuda será de extrema importância. Deixe sua sugestão, comentário ou pedido de alguma matéria que gostaria de ver. Conte-nos que tipo de conteúdo espera ver no site: vídeo-aulas, backing tracks, teoria musical, exercícios, dicas de equipamentos.

Peça uma matéria de seu interesse, pois precisamos de um guia para oferecer conteúdo de maior relevância. Se você viu alguma postagem incompleta (faltando uma foto, um exercício, um arquivo de áudio), por favor avise nos comentários que a correção será providenciada.

Se você está aprendendo guitarra agora, não deixe de acessar a nossa área do iniciante, que contém conteúdo voltado para lhe ajudar a respirar nessa fase inicial do seu aprendizado. Também não deixe de conferir os assuntos postados nas seções teoria musical e técnicas.

Se você gosta de Blues, a seção zona do blues é a sua praia. Vale a pena conferir.

Sua opinião é muito importante. Só assim a qualidade do Guitarra em Foco estará em constante aperfeiçoamento.

Aguardo as respostas para implementar as melhorias e deixar o blog Guitarra em Foco a "sua cara", ou melhor a "sua casa" de guitarra na internet.

Um abraço a todos e obrigado pelas visitas.

3 comentários:

  1. Cara eu tenho algumas duvidas que não consigo achar respostas, se vc souber me responder eu agradeço.

    Qual a diferença entre meio diminuto e diminuto, eu posso utilizar ambas no sétimo grau de um campo harmonico? por exemplo de C posso utilizar tando B diminuto bem como meio-diminuto??

    Como se utilizam acordes moldais e cadências?

    Quais as funções dentro de um campo harmonico? As questoes de tonica, dominante, subdominante eu sei já, eu queria saber sobre as relativas, anti-relativas. O 6º grau do campo harmonico é semelhante ao campo harmonico da tonica? Por exemplo, CH de dó, o sexto grau é Am, então o campo harmonico de C é semelhante ao de Am (menor natural)?

    E pra fechar, é uma dúvida com relação a musica do pink floyd - time, enfim, a musica se passa em tom de A, porém no final 'retorna' uma parte de breathe, e para chegar nessa parte ele utiliza o acorde de F e depois as bases de breathe. Bom não sei se expliquei direito, mas só queria entender o porque (teoria) que ele utilizou esses acordes para retornar a breathe.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo, que bom que você perguntou, pois esse diálogo é importante pra construção do nosso blog. Mas da próxima vez, seria bom que você postasse esse tipo de pergunta na postagem com conteúdo relacionado pois fica mais fácil para os outros visitantes contextualizar.

    Vou responder aqui as perguntas mais simples pois outras sobra assunto para fazer um post completo que ficaria mais interessante pra todo mundo que acompanha o blog.

    Quando se fala em acordes diminutos, ou meio diminutos, devemos pensar na tétrade (acorde de 4 notas), pois em tríade (3 notas) ambos são iguais: T - 3b - 5b. Então, a diferença é que a tétrade diminuta contém os intervalos T - 3b - 5b e 7º (sétima diminuta, que fica 1 semitom abaixo da 7ª menor). Já a tétrade meio diminuta, contém os intervalos T - 3b - 5b - 7. Portanto, a diferença é que o diminuto contém não apenas a 5ª diminuta, como também a sétima diminuta, enquanto o MEIO-DIMINUTO contém a 3ª menor e a 5ª diminuta, mas a sétima é menor.

    De acordo com sua pergunta, no campo de Dó maior, o acorde diatônico gerado pelas suas notas naturais é o meio-diminuto, já que a sétima de B é A, enquanto a sétima diminuta seria o Ab. no entanto, nada impede que se utilize o diminuto, já que este resolve igualmente bem no acorde de Dó maior, uma vez que sua sétima diminuta Ab resolve na nota G do Dó maior. Agora, na verdade, o acorde de B diminuto é gerado no 2º grau do campo harmônico de Am Harmônico (só para você ter uma noção exata de onde o diminuto ocorre. Depois faço um post focado no uso de acordes diminutos, pois ainda há mais a se falar sobre estes acordes. Por exemplo, estando no tom de Dó maior, você pode utilizar diminutos entre o C e o Dm, ou da mesma forma entre o Dm e o Em e assim por diante. Também pode utilizar os diminutos 1 tom a frente dos acordes diatônicos da tonalidade, pois os acordes diminutos são simétricos, o que torna isto possível. Eu tirei várias dúvidas sobre estes acordes no livro Arranjos, do Ian Guest.

    Sobre acordes modais, vou dar apenas um exemplo, já que existe assunto para várias postagens a respeito disso. Se você estiver tocando uma música em Dó maior e utilizar um acorde de Dó menor, por exemplo, o Cm será um acorde modal, pois será um empréstimo do tom de Cm. Neste caso é chamado de AEM (acorde de empréstimo modal), pois é um acorde do tom de Cm utilizado dentro de uma progressão na tonalidade de C maior.

    Sobre cadências, não fico muito pensando em como utilizar, prefiro me guiar pelas sonoridades. Mas mesmo assim, existem as teorias a respeito. Por exemplo, a cadência V-I é chamada perfeita, pois é a cadência de resolução da dominante. A cadência IV-I é chamada de plagal e é a cadência de resolução da subdominante na tônica (sim, é possível, por exemplo na música La Bamba). Então, quando o assunto é cadenciamento, prefiro pensar nisto como um direcionamento... continua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ... se em algum momento de composição surgir uma dúvida. Mas antes de tudo vou mesmo pela sonoridade que consigo. Também é assunto para outra postagem.

      Já sobre esta questão de funções harmônicas, daria assunto para várias outras postagens também, pois aqui nos comentários não dá pra falar com profundidade e pode acabar atrapalhando mais que ajudar. Se você quiser entender melhor essa questão de relativas e anti-relativas sugiro o link: http://solimando.com/index_arquivos/materialcurso/funcional.pdf . Mas de um modo geral, no campo harmônico maior os graus relativos são os seguintes: VIm > I (Tônica), IIIm > V (dominante) e IIm > IV (subdominante), sendo que o VII grau também tem função dominante.

      Agora brevemente, sim, o CH de C (tônica) e de Am natural (relativa menor) são sim semelhantes, pois possuem exatamente as mesmas notas. Não vou dizer idênticos, pois se você estabelecer uma abordagem de tonalidade maior ou menor para uma música, algumas coisas podem mudar. Ex.: a Escala menor harmônica cria um campo harmônico com um acorde V7, enquanto na menor natural esse acorde é Vm7 (que não é de função dominante).

      Suas perguntas foram muito importantes para direcionar as próximas postagens. Vou pensar nisso com dedicação. Obrigado pelo contato e fique atento no blog, pois na medida do possível (quando o tempo permite) vou sempre atualizando e em busca de conteúdos que possam ajudá-lo a ser não apenas um guitarrista melhor, mas também um músico melhor.

      Abraços.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão: