tag:blogger.com,1999:blog-39034941900235213222023-11-16T03:43:06.237-03:00Guitarra em FocoRafael Côrteshttp://www.blogger.com/profile/15160021302312820523noreply@blogger.comBlogger68125tag:blogger.com,1999:blog-3903494190023521322.post-55671822569776395442015-02-06T15:28:00.002-02:002015-02-12T14:48:16.251-02:00Modos maiores e menores naturais: shapesHoje em dia, os modos já não são exatamente um assunto novo para guitarristas, mas o que é assunto novo atualmente, não é verdade?
Como não custa repetir, os modos nada mais são do que repetições da escala maior ou menor naturais (ou mesmo de outras escalas) em seus diferentes graus. No entanto, essa é apenas uma forma de pensar nos modos. Na prática, para obter a sonoridade dos modos não Rafael Côrteshttp://www.blogger.com/profile/15160021302312820523noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3903494190023521322.post-37135887209114193862014-12-17T17:15:00.000-02:002014-12-17T17:16:06.799-02:00Escalas: como lidar com esse bicho de sete cabeças.
Uma dúvida que normalmente atormenta a nós guitarristas é: bom, e agora que conheço os shapes de várias escalas, e aí?
Dominar os shapes, modos, padrões, ou simplesmente desenhos de diversas escalas tem lá suas vantagens. E isso é um ponto positivo em tocar um instrumento de corda. Diferentemente do teclado, ou de instrumentos de sopro, em que os desenhos das escalas podem variar bastante Rafael Côrteshttp://www.blogger.com/profile/15160021302312820523noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3903494190023521322.post-58655289796212313302014-10-31T10:08:00.000-02:002014-10-31T10:08:52.783-02:00História da música
De vez em quando se acha conteúdo interessante no youtube. E numa dessas ocasiões, encontrei os vídeos a seguir produzidos pela Rede Minas de televisão que abordam brevemente a história da música da Grécia antiga ao Barroco. Divirtam-se:
Rafael Côrteshttp://www.blogger.com/profile/15160021302312820523noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3903494190023521322.post-44716768860732269452014-05-23T17:28:00.003-03:002014-05-23T17:52:24.460-03:00Decorando as notas no braço do violão ou guitarra: métodos, vantagens e limitações (Parte 2)Dando continuação à parte 1 desta postagem, vamos falar sobre outros métodos para decorar as notas no braço do seu violão ou guitarra.
2. Os uníssonos
Outra maneira de aprender a localização das notas no braço do violão ou da guitarra consiste em estudar os uníssonos, começando a partir da sexta corda e seguindo em direção às cordas inferiores. Para ilustrar este método devemos observar que porRafael Côrteshttp://www.blogger.com/profile/15160021302312820523noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3903494190023521322.post-16443795738025429342014-05-21T13:38:00.003-03:002014-05-23T17:52:04.604-03:00Decorando as notas no braço do violão ou guitarra: métodos, vantagens e limitações (Parte 1)Um grande desafio de um iniciante no estudo de guitarra ou violão é aprender/decorar (como queiram) as notas no braço do instrumento. Apesar de não ser uma tarefa extremamente complexa, vários alunos já demonstraram dificuldade em decorar as notas, talvez por falta de disciplina mesmo, talvez por preguiça, ou mesmo por falta de enxergar a importância em queimar esta etapa.
A principal Rafael Côrteshttp://www.blogger.com/profile/15160021302312820523noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3903494190023521322.post-3972430860755497912014-02-20T14:36:00.000-03:002014-02-20T14:36:21.306-03:00Harmonização: combinando vozes.Harmonização é um assunto complexo e ao mesmo tempo mágico dentro do estudo de música. No universo particular da guitarra, muitos guitarristas são capazes de tocar grandes solos e executar riffs e licks maneiros. Mas quase dão um nó na cabeça para harmonizar frases simples.
A intenção deste post não é ensinar a harmonizar. Este é um estudo mais amplo, que inclusive tem métodos e ótimos autores, Rafael Côrteshttp://www.blogger.com/profile/15160021302312820523noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3903494190023521322.post-19486041280344841072014-02-18T15:39:00.001-03:002014-02-20T12:02:13.395-03:00Como anda a EQ da sua guitarra?Um detalhe (que não tem nada de detalhe) muito importante na timbragem está nas posições dos knobs do seu amplificador de guitarra. Equalizar sua guitarra em estúdio, ao vivo, ou mesmo para tocar no conforto da sua casa não é a tarefa mais difícil do mundo, mas também não é das mais fáceis.
Numa época em que a cada 3 metros quadrados se encontra um guitarrista, o diferencial
muitas vezes está Rafael Côrteshttp://www.blogger.com/profile/15160021302312820523noreply@blogger.com6tag:blogger.com,1999:blog-3903494190023521322.post-71466372719722093362013-11-24T02:26:00.001-02:002013-11-25T17:13:10.963-02:00Roller nut: instalar ou não?
Há algum tempo atrás tive um roller nut instalado na minha guitarra. Esse acessório já é bem conhecido entre os guitarristas. Um dos nomes lembrados quando se fala nele é o do Jeff Beck, que ajudou a torná-lo um acessório mais popular. Mas é certo que apesar de não ser uma inovação ainda fica um certo receio antes de definitivamente se tomar a decisão de instalar um desses no braço da Rafael Côrteshttp://www.blogger.com/profile/15160021302312820523noreply@blogger.com4tag:blogger.com,1999:blog-3903494190023521322.post-68780503344281046242013-11-23T12:54:00.003-02:002013-11-25T17:24:05.323-02:00Calibre das cordas de guitarra: a polêmica
Bom meus caros leitores, faz um tempo que este é um tema que me incomoda e ao mesmo tempo me estimula a reflexão. Até havia pensado em fazer um post sobre isto antes, mas encontrei um post em outro blog que dispensa que eu escreva novamente a respeito.
Só gostaria de acrescentar um comentário meu: não se preocupe em seguir regras. Não existem regras neste sentido. Você deve procurar um Rafael Côrteshttp://www.blogger.com/profile/15160021302312820523noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3903494190023521322.post-38866093453115528092013-11-08T12:31:00.000-02:002013-11-25T18:02:51.813-02:00Minha guitarra não segura a afinação!: como eliminar pontos de atrito.
Muitos termos neste post estão em inglês devido à maioria das fontes
de informação estar neste idioma. Eliminar os pontos de atrito é um desafio
para melhorar a estabilidade da afinação. Após a execução de um bend ou alavancada a corda pode travar
em alguma parte onde haja contato e não voltar à afinação original. Normalmente
esses pontos situam se:
<!--[if !supportLists]-->a) &Rafael Côrteshttp://www.blogger.com/profile/15160021302312820523noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3903494190023521322.post-87258473449500148052013-10-05T16:40:00.001-03:002013-10-05T16:40:10.680-03:00ITALIA MONDIAL CLASSIC: um modelo único.Nós guitarristas estamos sempre buscando por novas sonoridades. É muito comum apelarmos para pedais, amplificadores, alto falantes e até mesmo microfones para alcançar aquele som que muitas vezes está perdido no fundo de nossas mentes.
Gostaria de compartilhar com vocês, meus caros leitores, um modelo de guitarra que eu encontrei nas minhas buscas pela net e que, devido à suas características, Rafael Côrteshttp://www.blogger.com/profile/15160021302312820523noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3903494190023521322.post-74375799418648310992013-10-01T15:54:00.000-03:002014-04-23T19:25:47.081-03:00Como me tornar um bom guitarrista?Bom, antes de entrar propriamente no assunto, gostaria de observar aqui que é como eu sempre digo nos posts "comente, seu comentário enriquece o blog". O problema é que poucas pessoas comentam, talvez meus textos sejam muito chatos, mas tudo bem. Tem uma grande razão para que eu continue escrevendo aqui no blog, que é compartilhar o que eu aprendi nesse tempo em que sou guitarrista e deixar Rafael Côrteshttp://www.blogger.com/profile/15160021302312820523noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-3903494190023521322.post-37814711318082634982013-09-18T15:27:00.000-03:002013-10-02T12:01:02.392-03:00Influência das madeiras no timbre de guitarra: qual o limite?Tem um tempo que não posto nada. Àqueles que acompanham ou que visitam esporadicamente o blog, deixo antecipadamente minhas desculpas. Tenho ficado ausente por falta de tempo mesmo, ou por dificuldade em organizá-lo.
Mas tem uma coisa que já faz um tempo eu queria postar aqui, só que acabei esquecendo, e agora aproveitando a oportunidade resolvi postar. Além disso, é algo que não vai demandar Rafael Côrteshttp://www.blogger.com/profile/15160021302312820523noreply@blogger.com3tag:blogger.com,1999:blog-3903494190023521322.post-62284612181782538422013-04-09T21:18:00.003-03:002013-04-11T15:34:43.551-03:00Arpejos em Dó MaiorNa sequência da última postagem do blog, em que falei sobre a importância de estudar arpejos, apresento nesta postagem uma série de tríades maiores e menores em Dó maior para estudo dos formatos em cinco cordas.
O interessante é praticar todos os arpejos em sweep picking e palhetada alternada, pois além de praticar os formatos dos arpejos ainda possibilita treinar as duas técnicas.
Bom Rafael Côrteshttp://www.blogger.com/profile/15160021302312820523noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3903494190023521322.post-36368800007409411122013-04-05T15:08:00.003-03:002013-04-10T01:10:34.704-03:00Arpejos, por que estudar?Arpejos são acordes tocados melodicamente, isto é, nota por nota, construindo uma linha melódica baseada nas tensões dos acordes.
O acorde de Am tocado em forma de bloco consistiria em tocar as notas A C e E juntas. Em forma de arpejo, ou arpeggio, o mesmo acorde de Lá menor
consistiria em tocar na sequência as notas A C E A C E A e assim por
diante
Ex.:
e-------------------------------5----Rafael Côrteshttp://www.blogger.com/profile/15160021302312820523noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3903494190023521322.post-56528470518869064592013-03-31T21:48:00.000-03:002013-03-31T21:48:03.740-03:00Pearl Jam não autoriza transmissão ao vivo do show no Lollapalooza Brasil 2013A banda americana Pearl Jam não autorizou a transmissão ao vivo de seu show no Lollapalooza Brasil 2013. Várias outras bandas foram transmitidas normalmente pelo canal Multishow.
Por trás dos boatos, circula a infomação de que o Pearl Jam não autoriza a transmissão de seus shows em festivais.
O que os fãs acham dessa atitude?
Por favor comentem.Rafael Côrteshttp://www.blogger.com/profile/15160021302312820523noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3903494190023521322.post-72789729902277776792013-03-27T15:32:00.000-03:002013-04-03T14:20:41.427-03:00Samba is not salsa.
Samba is not salsa. A few days ago I was watchin' a cable TV production in which the primary focus is how music happens around the world. And the presenter was interviewing an australian musician who plays some brazilian samba songs. I can't remember no more the name of the player, but a phrase spoken from him awakened my atention.
He said: "- some people in Australia and some other countries Rafael Côrteshttp://www.blogger.com/profile/15160021302312820523noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3903494190023521322.post-32005387064642432452013-02-08T22:16:00.000-02:002013-04-03T14:21:11.974-03:00Sistema CAGED parte 1: acordesO sistema CAGED é um método de estudo de acordes (mas não apenas de acordes) no braço da guitarra que permite ao músico dominá-los em todas as regiões do braço do instrumento.
Este conceito está longe de ser algo revolucionário, e muito menos novo. Já foi apresentado na vídeo aula intitulada Sistema 5, do mestre Mozart Mello. No entanto, sempre será útil, pois é uma forma de pensar em Rafael Côrteshttp://www.blogger.com/profile/15160021302312820523noreply@blogger.com5tag:blogger.com,1999:blog-3903494190023521322.post-6079750040081420142013-01-22T03:43:00.002-02:002013-04-03T14:21:35.059-03:0010 Guitarristas de Blues que você devia conhecer!Bom pessoal, guitarrista que gosta de Blues não pode ficar só nas músicas do BB.King ou Eric Clapton, se liga meu velho! Nada contra o Rei, inclusive estou agora escutando The Trill is Gone, mas B.B King meio que é porta de entrada para o mundo do Blues (pelo menos aqui no Brasil), então não vale conhecer só ele. Eric Clapton: mesma história. O nome dele circula que nem cheque de terceiros.
Só Rafael Côrteshttp://www.blogger.com/profile/15160021302312820523noreply@blogger.com4tag:blogger.com,1999:blog-3903494190023521322.post-42277330585141102312013-01-17T02:53:00.001-02:002013-09-11T16:05:46.224-03:00Acordes Dominantes
Quem já ouviu falar em acorde dominante já deve ter-se perguntado? Que porcaria é esta? Pra que isto serve? é pegadinha né?
Na verdade é bem simples. Ele é o acorde que prepara para a resolução no acorde do I grau do campo harmônico maior. Se você estiver por exemplo no campo harmônico maior de Dó, o acorde do I grau, conhecido como Tônica, será o acorde de Dó maior.
O dominante é o acordeRafael Côrteshttp://www.blogger.com/profile/15160021302312820523noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-3903494190023521322.post-51320087999887673952013-01-17T02:40:00.000-02:002015-01-17T20:32:59.614-02:00Terça Menor e Maior
O que defini se acordes são maiores ou menores são os intervalos de Terça-maior e menor.
Não vou ficar aqui explicando toda a teoria por trás de intervalos. Quem quiser saber mais a respeito pode procurar na internet pela série harmônica, que é um postulado de Pitágoras sobre geração de harmônicos em uma corda vibrante a partir da divisão dessa corda em vários pontos seccionantes.
Para Rafael Côrteshttp://www.blogger.com/profile/15160021302312820523noreply@blogger.com8tag:blogger.com,1999:blog-3903494190023521322.post-630415014201687832013-01-17T02:17:00.001-02:002013-04-03T14:22:17.880-03:00Treinamento rítmico – mão direita: colcheias e semicolcheias
Colcheias e semicolcheias são grupos rítmicos de batidas pares. Nestes treinos você deve tocar 2 notas por tempo (colcheias) ou 4 por tempo (semicolcheias).
A palhetada sempre deve ser alternada e é aconselhável o uso de um metrônomo. Abafe as cordas com a mão esquerda.
Se fossemos contar um compasso de 4 tempos na forma 1 2 3 4, as colcheias seriam assim:
A contagem das semicolcheias é Rafael Côrteshttp://www.blogger.com/profile/15160021302312820523noreply@blogger.com3tag:blogger.com,1999:blog-3903494190023521322.post-72372476386881498952013-01-16T23:35:00.001-02:002013-04-03T14:22:28.429-03:00Acordes interessantes: power chords com baixo na 4ª abaixo e acordes sus2
Há alguns acordes que tem uma sonoridade especial em alguns estilos de rock. Por exemplo, os acordes SUS (com a 4ª e terça suspensa), muito usados no rock clássico, power chords, acordes com 9ª, etc…
Enfim, cada estilo de rock tem acordes peculiares. Hoje quero falar sobre acordes que gosto muito de usar para músicas mais contemporâneas, com distorções mais modernas e acordes mais densos. ParaRafael Côrteshttp://www.blogger.com/profile/15160021302312820523noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3903494190023521322.post-2463338484813401902013-01-16T22:57:00.000-02:002013-04-03T14:22:41.790-03:00Tom e semitom
De modo prático, podemos dizer que:
TOM: é o intervalo entre 3 notas. Exemplo: na corda Mi da guitarra, entre as casas 0 e 2 encontramos as notas E, F e F# (Mi, Fá e Fá sustenido);
SEMITOM: é o intervalo entre 2 notas. Exemplo: na corda Mi da guitarra, entre as casas 0 e 1, encontramos as notas E e F (Mi e Fá);
CONSIDERAÇÕES
Em instrumentos de escalas temperadas, ou seja, onde as notas são Rafael Côrteshttp://www.blogger.com/profile/15160021302312820523noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3903494190023521322.post-88498765939013994952013-01-16T14:44:00.003-02:002013-08-22T22:44:01.210-03:00Blues de 12 compassos (12 bar Blues)
Pessoal, segue abaixo modelo da progressão de um blues de 12 compassos em E maior.
E7 | E7 | E7 | E7| A7 | A7 | E7 | E 7 | B7| A7| E7 | B7|
Variação com progressão cromática no turn around (último compasso):
E7 | E7 | E7 | E7| A7 | A7 | E7 | E 7 | B7| A7| E7 | A7, A#7, B7|
Variação com progressão cromática no turn around (último compasso) e acorde alterado*:
E7 | E7 | E7 | E7| A7 | A7 | E7Rafael Côrteshttp://www.blogger.com/profile/15160021302312820523noreply@blogger.com2