sábado, 5 de outubro de 2013

ITALIA MONDIAL CLASSIC: um modelo único.

Nós guitarristas estamos sempre buscando por novas sonoridades. É muito comum apelarmos para pedais, amplificadores, alto falantes e até mesmo microfones para alcançar aquele som que muitas vezes está perdido no fundo de nossas mentes.

Gostaria de compartilhar com vocês, meus caros leitores, um modelo de guitarra que eu encontrei nas minhas buscas pela net e que, devido à suas características, estética e sonoridade tão particulares, a torna digna de receber um post aqui no blog.


terça-feira, 1 de outubro de 2013

Como me tornar um bom guitarrista?

Bom, antes de entrar propriamente no assunto, gostaria de observar aqui que é como eu sempre digo nos posts "comente, seu comentário enriquece o blog". O problema é que poucas pessoas comentam, talvez meus textos sejam muito chatos, mas tudo bem. Tem uma grande razão para que eu continue escrevendo aqui no blog, que é compartilhar o que eu aprendi nesse tempo em que sou guitarrista e deixar algumas ideias para reflexão no ar. Assim, se um leitor gostar de um texto meu e isso puder ajudá-lo a aprender alguma coisa, tirar uma simples dúvida ou conseguir enxergar um tema a partir de outros pontos de vista, todo meu trabalho já terá valido a pena. E disso tenho certeza, tem valido a pena.

O texto abaixo surgiu a partir de um e-mail que recebi de um visitante do blog que apesar de já dominar um bom conhecimento de guitarra como escalas, modos, harmonia etc... gostaria que eu desse sugestões de como se tornar um bom guitarrista. Então, compartilho o texto abaixo com os leitores do Guitarra em Foco. Não quis me prender a ideias como "faça tal exercício tantas vezes por dia", "use o metrônomo" ou "comece a 70 bpm e vá aumentando o andamento a medida que sentir mais confortável". Já tem blogs demais que falam sobre isto. Então preferi abordar alguns desafios que perpassam a cabeça de nós guitarristas durante o passar dos anos, e que é uma coisa menos palpável mas que acredito que possa ajudar bastante. Só uma ressalva: cada um passa por um processo de desenvolvimento particular e tem uma visão própria sobre isso. Então não tenho intenção de afirmar nada como verdade absoluta nesse post, ok?

O processo de se transformar em um bom guitarrista é algo pra vida toda, mas é claro que tem um ponto divisor de águas entre ser um guitarrista que conhece muita teoria e um guitarrista que sabe se expressar bem na guitarra, e (isso pode acontecer em bem menos tempo). O grande diferencial entre um bom músico e um músico comum é a maturidade musical.