quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Sonic Foundry Vegas 4.0 - Vídeo aulas


Talvez você tenha chegado até aqui pois estava pesquisando algum software de edição de vídeo e ouviu comentários sobre o Sonic Foundry Vegas 4.0.

TABELA DE INTERVALOS

As notas musicais mantém relações entre si, expressas pela quantidade de semitons entre duas notas. Essa quantidade de tons e semitons entre duas notas é chamada na Teoria Musical de intervalos melódicos.

Encontre rapidamente a nona dos acordes!




Acordes de 9ª apresentam uma sonoridade muito interessante para diversos estilos musicais. São acordes que soam sofisticados e muito harmoniosos.

Saiba como encontrar os intervalos de nona dos acordes. Isto também se aplica às linhas melódicas.
Entenda mais sobre intervalos no post: http://guitarraemfoco.blogspot.com.br/2012/09/tabela-de-intervalos.html

Passo-a-passo para encontrar a 9ª:
a) Primeiramente defina uma tônica. Exemplo: nota C (Dó);
b) Defina se precisa da Nona maior ou Nona menor;
c) Para encontrar a 9ª, suba 1 tom (ou seja, 2 notas depois da tônica). Exemplo:  C (tônica) - 2 notas acima = D
d) Se você precisa da 9ª menor  (9b), suba apenas 1 semitom a partir da tônica. No caso de C a 9ª menor será a nota C# ou Db. OBS.: As notas C# e Db são a mesma nota, porém com nomes diferentes devido a uma teoria musical chamada de ENARMONIA.

Com esse método, uma vez que você descobriu qual nota é a 9ª (sempre tomando como referência a Tônica ou Fundamental) você deve tocá-la uma oitava acima, isto é, 12 semitons acima. Isto porque na verdade a nota que você encontrou 1 tom acima da Tônica é a 2ª maior. Como a 9ª maior é a mesma 2ª, só que uma oitava acima, então você deve aplicar este conceito na hora de formar o seu acorde de nona.

Por exemplo, o acorde de C9 (Dó com nona) utiliza a nota Ré como a nona, porém este Ré só é tocado uma oitava acima do primeiro Ré que está logo 1 tom acima da Tônica.

Qualquer dúvida, deixe sua pergunta nos comentários.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Guns N' Roses - Sweet Child O' Mine


Sweet Child O' Mine foi um dos grandes sucessos do final dos anos 80. Até nos dias de hoje quando as primeiras notas do riff de introdução são tocados muitos adolescentes param pra escutar e alguns até decidem começar a tocar guitarra. Exageros à parte, assim como o próprio Guns N' Roses, essa canção ficou marcada por ser daquelas "7 ou 70", enquanto uns amam, outros odeiam.

O Guns N' Roses tinha o costume de gravar suas músicas na afinação de Eb. Para afinar a guitarra assim, basta afinar cada corda meio tom abaixo.

Ficha técnica:
Banda: Guns N' Roses
Música: Sweet Child O' Mine
Tom: G/ Em.
Escalas: em alguns momentos a escala de Em é muito usada. Em alguns momentos a escala menor harmônica de E também é empregada. Da mesma forma, licks em pentatônica são um recurso muito utilizado.
Faixas: guitarras de Izzy Stradlin e Slash
Formato do arquivo: guitar pro 5

Sacadas:

O Slash explora muito a utilização de bends, dos mais váriados tipos para criar a melodia tanto nas pontes quanto no solo da música. Muito cuidado com as indicações da tablatura que contém bends de semitom, 1 tom, 1 tom e meio, reverse bend, pré-bend e bends com vibrato.

Em tempo, este solo explora muito da percussividade que uma guitarra elétrica pode oferecer. Este é um recurso muito empregado no rock para dar groove nos riffs e solos. Muita atenção nestes detalhes. Mas a grande sacada que, em minha opinião, não é exclusividade desta canção, mas de todas gravadas pelo Izzy Stradlin, é a base que é muito rica, apesar de utilizar basicamente power chords e acordes maiores e menores.

DOWNLOAD:


domingo, 23 de setembro de 2012

CASO GIBSON


Em 24 de agosto de 2011, o Governo Federal dos EUA ordenou a invasão de instalações da Gibson em Nashville e Memphis para executar um mandado de apreensão de madeira que supostamente teria violado o Lacey Act (Ato Lacey), que é uma Lei nos EUA que trata como ilegal a importação de madeira fora dos critérios legais dos países exportadores.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Enarmonia: entenda melhor os conceitos.



Tenho notado que alguns alunos de violão ficam muito atrapalhados quando vão aprender acordes e notas com os sinais de # e b (sustenido e bemol).

Cifragem básica: como ler os acordes



Parece muito básico, mas tenho certeza que para os totalmente leigos em música deve ser de alguma serventia. A notação utilizada para cifras, ou seja, acordes e também a indicação da afinação em uma tablatura seguem um código de letras.